RSS

Carnaval é antigo?

08 fev

Por pesquisadora Elaine Herrera

clique na imagem para ampliar

Que o homem sempre fez festa isso já sabemos, mas será que o carnaval tem sua origem na antiguidade?

Existia na Grécia Antiga, uma festa ritual onde as pessoas ficavam mascaradas, fantasiadas. Esse ritual acontecia na passagem do jovem para a vida adulta.

Mesmo nos locais, onde havia uma rígida disciplina, mascarados, e homens fantasiados de mulher, era comum, como em Esparta, onde os meninos eram educados severamente para serem cidadãos. Ao final do seu treinamento a comemoração era repleta de encenações obscenas, humorísticas, tudo com muita bebida, cantoria e fantasias.

Para Felipe Ferreira o carnaval teria sido inicialmente carrus navalis, que significa: carro em forma de navio, uma festa que era dedicada à deusa Isis no Egito Antigo, esse nome, se dá por conta do oferecimento a deusa de pequenos barquinhos que eram levados ao Nilo recheados de presentes.

Festas com uma boa dose de libertinagem também acontecia na Roma Antiga, em homenagem a Dionísio, Luperco (deus Pã) e a outros deuses. As festas lupercais aconteciam em fevereiro e nelas os sacerdotes de Pã corriam quase sem roupa, com galhos de árvores nas mãos batendo em quem aparecesse em seu caminho, eles acreditavam que esse galho passaria fertilidade, mulheres encontrariam casamentos e as grávidas facilidades no parto. Ainda nesta festa as charretes eram todas enfeitadas, as quais podem fazer uma rápida alusão aos carros alegóricos.

Segundo Felipe: “as antigas festas babilônias, que remontam III séculos antes de Cristo, chamadas sacéias. possuiam muitas características carnavalescas, como exagerada comemorações e a troca de papéis entre um rei e um mendigo[1].

Com o passar do tempo o carnaval ganhou outros significados como adeus à carne (carne vale), festa da carne. O carnaval atual também tem se servido de uma inversão de papéis na sociedade e o tom por algumas vezes é o exagero, sendo assim podemos dizer que há nele semelhança com as antigas festas da colheita, e em honra a muitos deuses. Concluindo, a folia é antiga!

1] O livro de ouro do carnaval brasileiro. 2004. P. 20.

 Referência Bibliográfica:

 FERREIRA, Felipe O livro de ouro do carnaval brasileiro. Ferreira, Felipe. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

Anúncios
 

Tags: ,

Deixe aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: