RSS

Como é trabalhar com História fora da sala de aula?

12 nov

Com intuito de mostrar o que pode ser o trabalho do historiador, o CPA/RJ perguntou para duas historiadoras que trabalham no Centro Cultural Jerusalém como é esse trabalho.

Como é trabalhar com História fora da sala de aula?

Meu nome é Elaine, sou graduada em Ciências Sociais com bacharelado em História pela Universidade de Guarulhos, e especialista em História Antiga e Medieval pela FSB.

Trabalho como historiadora e coordenadora do Setor Educativo CCJ, minhas funções são: treinar monitoras para visita guiada, produzir conteúdo para as mídias do CCJ assim como pesquisas para exposições, e cursos. Um trabalho criativo e sem rotinas, já trabalhei em sala de aula por sete anos dando aula de História no Estado, e três anos em escola particular, foi um período muito bom e gratificante, que parei para me dedicar a família.

Trabalhar como historiadora é um constante desafio, estou sempre pesquisando, ou seja, além de todas as funções a mais importante delas é a permanente leitura para atualização. Para mim é fascinante, mesmo porque sempre gostei de descobrir, de investigar, mas o mais interessante não é conhecer o recente, e sim muitos séculos atrás, o que faz com que meu foco seja a História Antiga.

Não se ganha o melhor salário em comparação com muitas outras profissões, e nossa profissionalização ainda anda as voltas, mas quando se pensa em realização, se você gosta de História não há como fugir.

Meu nome é Thassia Izabel, sou graduada em Historia pela Faculdade Estácio de Sá.

Diferente da Elaine, meu foco não era dar aula, entrei para o curso de História por sempre ter gostado dessa área, mas meu interesse era a parte da pesquisa, então procurei outros locais para atuar.

Estagiei em um centro cultural no meu sexto período, e isso ampliou minha visão, e fez com eu me interessasse mais pela área de museologia. Assim quando conclui meu curso decidi procurar outro local além da sala de aula, foi quando encontrei o CCJ que é onde atualmente trabalho como monitora e, minhas funções são: fazer a visita guiada na maquete de Jerusalém do século I, pesquisar assuntos relativos à antiguidade e elaborar projetos para o setor educativo.

Com isso, no CCJ eu acabei unindo duas áreas do meu interesse a museologia e a pesquisa, e assim tenho tido experiências interessantes na monitoria, como a troca com visitante e também um crescimento em conhecimento com as pesquisas.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 12/11/2012 em ENTREVISTA, HISTÓRIA ANTIGA

 

Tags: , , , ,

Uma resposta para “Como é trabalhar com História fora da sala de aula?

  1. espacointuicao

    13/11/2012 at 12:18 AM

    Boa noite!
    Fascinante o trabalho como historiador, nunca cessamos nossas leituras, nunca cerceamos nossa curiosidade. Espero que o PLS-368/09 passe na câmara de deputados e seja sancionado pela presicente Dilma.

    Joandre

     

Deixe aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: