RSS

As sete Maravilhas da Antiguidade

15 ago

Os jardins suspensos da Babilônia

 

Por pesquisador Marcio Sant’Anna

 

De todas as sete maravilhas, a que mais adquiriu uma aura lendária foram os jardins da Babilônia. Os escritores gregos imaginaram que se tratavam de jardins suspensos, literalmente. Em um tratado sobre as sete maravilhas, atribuído a Fílon de Bizâncio¹, consta a seguinte inscrição: “O chamado Jardim Suspenso, com suas plantas, cresce no ar. As raízes das árvores formam um telhado acima do solo. Há muitas colunas de pedra esculpidas sob toda a área do jardim para segurá-lo sob toda a área do jardim de colunas esculpidas”.

Na verdade, acredita-se que o jardim, criado por Nabucodonosor II no século VI a.C., estava disposto sobre terraços de pedra elevados, circundado por uma muralha, onde o rei ordenou que fossem plantadas várias espécies de árvores frutíferas que eram regadas através de um elaborado sistema de aquedutos que traziam a água do rio Eufrates.

 

Os jardins suspensos da Babilônia, possível aparência.

Referência bibliográfica

 

  • BRODERSEN, Kai. Las siete maravillas del mundo antiguo. Alianza: Madrid, 2010.


¹ Autor grego que viveu no século III a.C. a quem se atribui a escrita de um tratado sobre as sete maravilhas da antiguidade, De septem mundi miraculis, ou As sete maravilhas do mundo. Nele, o autor explica a razão de ter escolhido tal tema para abordar: “Todo mundo já deve ter ouvido falar de alguma das Sete Maravilhas do Mundo, entretanto somente uns poucos já as viram com seus próprios olhos. Para fazê-lo é necessário viajar para locais distantes […] Só viajando pelo mundo e ficando exausto pelo esforço da viagem permitirá a um homem satisfazer o desejo de ver todas as maravilhas do mundo, e quando ele terminar estará velho e morrendo”.

Anúncios
 

Tags: ,

Deixe aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: