RSS

EXPANSÃO DO IMPÉRIO MALI

23 fev

Após a morte do primeiro imperador do Império Mali, Sundiata Keita, assume o império Abu Bacar I, que ampliou o território do Império Mali; conquistando o reino de Songai.

No reinado de Kanku Mussá, o Império Mali chegou ao seu apogeu em conseqüência da grande existência de minas de ouro na região e do controle das vias comerciais entre a Líbia e o Egito. O Império Mali tornou-se o império mais rico da África Ocidental no limiar do século XIII.

A riqueza do Império Mali foi tão grande que, em certa época o rei Mansa Kanku Mussá fez uma peregrinação a cidade de Meca, levando consigo sessenta mil pessoas, e toneladas de ouro para distribuir entre os necessitados, além da intenção em presentear os governantes muçulmanos da região, como foi no caso do sultão do Cairo.

 

A distribuição do ouro foi tão intensa que o seu preço despencou comercialmente. Na sua volta, Kanku Mussá, trouxe consigo um grupo de sábios e arquitetos que colaboraram para aumentar ainda mais a glória do maior Império africano do seu tempo no Império Mali.

 

O Império Mali e sua economia:

A economia milanesa era bastante diversificada, sendo o maior produtor de ouro da África. Praticavam a agricultura e o pastoreio.

Os milaneses cultivavam o arroz, uma espécie nativa do rio Níger, o milhete que é uma variedade de milho de grão miúdo, o inhame, o algodão, o feijão e outros legumes.

No vale do Níger os malineses criavam bovinos, ovinos e caprinos. O peixe defumado completava a sua alimentação. Os produtores malineses em cada colheita, ofereciam uma parte simbólica da sua plantação ao imperador.

 

O artesanato era bastante desenvolvido, os artesãos malineses eram habilidosos na criação de suas peças de arte, estavam divididos em diversos grupos: marceneiros, cesteiros, ferreiros, barqueiros, tecelões, ourives, etc.

Os tecelões e ourives eram os mais prestigiados. Os ourives e os tecelões tinham um representante junto ao imperador.

Os mercadores malineses eram conhecidos como wangara, comercializavam o ouro, o sal, um produto muito importante na região da África Ocidental, o cobre e nozes-de-cola, que é um fruto usado para saciar a sede, também utilizado como estimulante. Largamente consumido na região africana ocidental, servindo atualmente para fins medicinais.

Na África Ocidental, os malineses até os dias atuais são conhecidos como exímios comerciantes.

 

A administração e o poder do Império Mali:

Na civilização malinesa o imperador é a maior autoridade, a sua maneira de conduzir o governo do seu império era bem singular.

O imperador ouvia as queixas de seus súditos, julgando os casos mais importantes pessoalmente. Realizando audiências públicas numa praça próxima ao seu palácio, bem como, no seu palácio, comparecendo em trajes requintado, ladeado de seus conselheiros e um grupo de soldados.

A polícia malinesa consultava a população do império, combinada com um exército bem treinado, respeitando às tradições e os costumes da população que se encontrava sob seu domínio.

Essa forma política de governar contribuiu para que o Império Mali durasse cerca de trezentos anos e chegasse a ser bastante populoso. Quando no século XIV chegou a contabilizar quarenta e cinco milhões de habitantes.

 

A Destruição do Império Mali:

Já no final do século XV, o Império Mali, mesmo sendo o mais respeitado da África Ocidental, começou a ruir territorialmente para outros reinos africanos que surgiam na região. Como de Songhai.

 

 

Bibliografia:

LAMPRÉIA, José D. Etno-História do Império Mali, Lisboa, 1959;

SOUZA, Marina de Melo e. África e Brasil africano. São Paulo – Ática

About these ads
 

Tags: , ,

11 Respostas para “EXPANSÃO DO IMPÉRIO MALI

  1. monizejulia

    10/06/2013 at 4:18 PM

    valeuzao viu me ajudo muito no meu trabalho de historia e muito obrigada !!!! s2

     
  2. Alice Mello'

    15/05/2012 at 1:53 PM

    Muito bom , estava mesmo precisando de um site que falace não só da miséria da Africa mas que falace também de suas riquezas. A Africa é a mãe dos Filhos de Jah, não é possivel que só existisse destruição por isso essa terra tão cheia de riquezas, parabéns ao criador do site !!!

     
  3. cacau

    19/02/2011 at 12:57 PM

    Porfavor alguem me ajuda preciso saber como era dividido o poder e como a população era governada, enfim a estrutura de poder!!! URGENTE HJE É SÁBADO E É PRA INTREGA QUINTA!!! VALE 10!!! URGENTEEEEEEEEEEEE

     
  4. Beatriz

    18/10/2010 at 11:13 PM

    Achei o artigo além de interressante muito útil. Muito obrigada por deixar essa fonte de estudo aberta me ajudou muito em um trabalho escolar e também a aprender mais sobre esse grande Império Africano que foi o Império de Mali.

     
    • Prof. Ronaldo Silva

      19/10/2010 at 11:47 AM

      Muito obrigado pelas palavras que gratificaram e me fazem cada vez mais diposnibilizar os meus estudos e conhecimentos para a socialização de informações que transformem no nosso aprendizado. Gentilmente, cordiais saudações.

      Prof. Ronaldo Silva

       
      • Alice Mello'

        15/05/2012 at 1:57 PM

        Parabéns Pelo seu trabalho nesse site professor, estava precisando muito dessas informações .. Acho que vou me dar muito bem no trabalho da Facu, :D

         
  5. karine

    17/05/2010 at 3:52 PM

    aprendir muito com esse texto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     
  6. andrinho

    13/04/2010 at 1:05 PM

    qual é a cultura desse povo?

     
    • Prof. Ronaldo Silva

      14/04/2010 at 1:21 PM

      Meu querido, muito obrigado pela visita ao nosso artigo, espero que tenha sido de engrandecimento pessoal ao seu conhecimento. Qto a cultura, o que especificamente vc gostaria de saber? A cultura de forma geral é oral, passada pelos griots, ou seja, pelos mais velhos através de histórias contadas e/ou pela músicalidade.

       
    • Gabriela

      26/03/2012 at 10:42 AM

      Ninguem sabe-se ao certo qual é sua cultura

       
  7. Helyzabeth

    07/04/2010 at 6:26 PM

    Hi, my name is Helyzabeth, my appelide is Hely….love is site!!!!!you are happy…
    kisses and hugs hely
    kisses from talisson
    TALISSON I LOVE U

     

Deixe aqui sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 56 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: